A comunicação multicanal está ativa em sua empresa?

Nov 9, 2022 | ECM

Como é a gestão de conteúdo empresarial da sua empresa? Essa é uma questão importante, afinal, a forma como você se relaciona com o seu público, seja ele interno ou não, diz muito sobre o seu negócio. Aliás, impacta diretamente em como as pessoas veem a sua marca!

A tecnologia permitiu modificar a maneira como nos comunicamos com o nosso cliente. Tornando toda entrega de mensagem mais rápida e eficiente. A adoção de abordagens multicanais e omnicanais tem crescido grandemente.

Mas qual a melhor solução de gestão de comunicação empresarial? Com tantas opções, fica difícil escolher, não é mesmo? Vamos mostrar algumas práticas que podem ajudar o seu negócio. Continue acompanhando!

Entenda o que é gestão de comunicação empresarial 

A comunicação empresarial é quando você disponibiliza as informações do seu negócio para o público, seja ele interno ou não. Além disso, ela envolve a forma como essas pessoas interpretam o que você diz!

Por meio dela, a empresa estabelece um plano de comunicação para criar estratégias para tornar essa fala mais eficiente e clara. O objetivo é melhorar a sua imagem perante ao público, bem como elevar os seus rendimentos. 

Gestão multicanal, o que é?

Hoje em dia, as empresas estão adotando o modo de comunicação de gestão multicanal. Mas o que isso significa?

Isso quer dizer que o seu negócio possui diversos canais de comunicação com o cliente. Sendo assim, dá a ele várias opções para entrar em contato com a marca.

Dessa forma, uma empresa cria formas simples de se comunicar, tornando sua mensagem mais simples e dando a possibilidade de atingir mais pessoas. Afinal, é capaz de fornecer um suporte e, ao mesmo tempo, manter um relacionamento eficiente com o seu cliente. 

Veja algumas formas de comunicação adotada pelas empresas:

  • SMS;
  • E-mails;
  • WhatsApp;
  • Telegram;
  • Redes sociais;
  • Chat;
  • Fale conosco;
  • Central de Atendimento Telefônico.

Comunicação omnicanal, entenda o que é 

Ao contrário do que o termo sugere, a comunicação omnicanal também usa diferentes meios para enviar sua mensagem. Porém, usando uma ferramenta de TI para organizar, distribuir e centralizar todas as mensagens.

No entanto, ao invés de se perderem em diversas telas todos os dias, usam um sistema que concentra todas as mensagens. Portanto, a empresa tem os dados de comunicação com todos os meios em um só lugar. 

Esse tipo de abordagem serve para proporcionar uma comunicação mais clara, eficiente e rápida ao seu cliente. Uma forma de combinar todos os canais em um local e não deixar o cliente esperando dias por um atendimento! Afinal, quando o conteúdo está em uma única plataforma, o tempo de resposta é mais rápido.

Diferença entre os dois tipos de gestão de comunicação empresarial

Há diferenças entre esses dois modelos de gestão de comunicação, mas você precisa entender quais são. Veja!

  • Ângulo do cliente: ambos os sistemas são para constituir relacionamentos com o seu cliente, mas um torna os envios de mensagens mais rápido do que o outro;
  • Complexidade dos sistemas: mexer em vários canais pode ser mais fácil, especialmente se você já manuseia diariamente. Porém, sistemas omnicanal podem ser mais estruturados, mesmo que demore um pouco para dominar o seu manuseio;

Custo: com certeza, um sistema omnicanal tem mais custo, afinal, precisará de investimento para treinar os seus colaboradores para manusear a plataforma e também para ter acesso a ela.

Qual tipo de gestão devo aplicar em meu negócio?

A gestão mais adequada é a que favorece um melhor relacionamento com os clientes. Afinal, eles estão cada vez mais exigentes, desejam atenção e querem estar próximos à marca que tanto gostam. 

Sendo assim, ter uma comunicação multicanal, mas usando um sistema que centraliza todas as informações, pode ser a solução para o seu negócio. Uma gestão de comunicação empresarial omnicanal tem aspectos interessantes e que vão ajudar sua empresa. Confira!

Qualidade do serviço ao cliente

Ter um atendimento de qualidade é fundamental. Seja ele presencial ou não, esse é um fator essencial para que o seu negócio cresça. Nos atrevemos a dizer que, talvez, esse seja o ponto-chave para qualquer instituição crescer. Afinal, uma empresa que não tem qualidade no atendimento dificilmente prospera.

A comunicação multicanal tem o foco em dar ao cliente diversas formas de contato com a marca. Mas isso não quer dizer que em seu computador precisam estar abertas várias páginas. Isso deixa qualquer função totalmente desorganizada. 

A abordagem omnicanal concentra suas forças na qualidade do serviço, melhorando o seu atendimento! Há diferentes formas de integrar os meios de comunicação com o seu cliente, funcionando sem falhas!

Unificar o atendimento pode ser desafiador, mas dará ao seu cliente mais satisfação. Um consumidor satisfeito vale muito, não é mesmo?

Foco no cliente 

Essa abordagem coloca o cliente no centro. Afinal, preocupar-se com a maximização dos seus canais de comunicação, mas sem ter como atender a todos, é dar um tiro no escuro.

O cliente, com a gestão de comunicação empresarial omnicanal, será o centro. Pois tudo é pensado de maneira com que o seu consumidor não fique tanto tempo esperando!

Depois de tudo isso, vamos mudar juntos a forma de gestão de comunicação empresarial do seu negócio? A foxfly IT oferece soluções para melhorar a forma de criar, entregar e armazenar a comunicação do seu negócio. Você pode concentrar todas as mídias da sua empresa, potencializando a forma como se relaciona com o seu consumidor, evitando deixar mensagens de e-mail ou WhatsApp, por exemplo, sem resposta ou demora na solução de um problema.

Tenha resultados mais eficientes em seu negócio.

Nosso time está a sua disposição!

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