Já é mais do que sabido que, nos tempos de hoje, os investimentos em marketing são cruciais para qualquer tipo de empresa. Porém, as recentes inovações em automação de marketing ainda são desconhecidas pelo público em geral. Mas o que é, afinal, esse sistema e por que sua empresa deve investir nesse segmento?
Automação de marketing é o processo de utilizar tecnologias para se relacionar de maneira eficaz com potenciais clientes, com a meta final de fidelizá-los. Para que isso ocorra da melhor forma possível, é necessário obedecer a estratégias bem traçadas e personalizadas por meio dos diferentes canais de relacionamento disponíveis. Dessa forma, é possível compreender em qual estágio de compras esse cliente está, para que se trace a estratégia necessária para fechar possíveis vendas.
Dito isso, listaremos aqui alguns dos principais motivos para sua empresa investir em automação de marketing:
Transformação de clientes potenciais em consumidores ativos
É normal toparmos com clientes potenciais a todo momento, e essa situação gera uma excelente oportunidade para fazer novos fregueses. O relacionamento com esse tipo de cliente é essencial, pois, usando ferramentas como o e-mail marketing e os dados produzidos pela automação de marketing, é possível educá-los e transformá-los em consumidores ativos de sua marca, fazendo com que eles entendam aos poucos a necessidade de seus serviços ou produtos.
Melhor afunilamento de vendas e personalização de estratégia
Por meio das ferramentas de automação de marketing, podemos coletar dados que identificarão de maneira eficaz e competente em que parte do processo de vendas os diferentes clientes se encaixam, para que se possa, a partir daí, criar uma estratégia personalizada para transformar esses potenciais clientes em compradores.
Redução do ciclo de vendas e custos
Outra grande vantagem da automação de marketing é que o custo para se converter uma pessoa em cliente é consideravelmente reduzido. Afinal, a preparação desse consumidor é feita de maneira “automática”, o que gera um menor custo para o departamento de marketing de sua empresa.
Esse processo acaba gerando também uma menor quantidade de esforço para fechar o negócio. Como o cliente já passou por um processo de preparação anteriormente, ele já está mais suscetível a fazer a compra final, o que certamente aumentará a produtividade de suas equipes e reduzirá o tempo do ciclo de vendas.
Manutenção eficaz da clientela
Com a automação de marketing, temos uma atuação superior e constante na etapa do pós-venda. Isso garante que o cliente continue se relacionando com a empresa mesmo após a compra ter sido feita, criando uma enorme possibilidade de fidelização.
Listamos aqui apenas alguns motivos para você ter uma noção do quão importante pode ser a automação de marketing. Hoje existem inúmeras ferramentas eficazes para tornar esse processo cada vez mais produtivo, e elas podem ser realmente úteis para sua empresa.
Acha que é hora de investir em automação de marketing? Curta nossa página no Facebook para conhecer mais a respeito dessas ferramentas e de outras possibilidades de marketing que ajudarão a sua empresa a crescer cada vez mais.