Nos últimos anos, o marketing passou a ser um dos temas mais importantes nas grandes e médias empresas. Utilizado para atrair mais clientes e melhorar as vendas, esse é um setor estratégico. Acompanhe nos próximos parágrafos automação de marketing: aprenda o que é e como isso pode melhorar os seus resultados.

Para quem não sabe exatamente o que isso significa, a automação é uma das ações que o time de marketing pode fazer para melhorar os resultados.

Afinal, esse sistema será responsável por identificar quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio, além de indicar quais são os próximos passos essenciais.

É claro que a automação de marketing está relacionada ao marketing digital e a importância de estar on-line.

Está preparado para entender como esse processo funciona? Então vamos lá!

Uso da internet no Brasil

Como o uso da automação de marketing está ligada ao uso da internet e ao marketing digital, é impossível explicar a importância desse processo antes de falar sobre o acesso à internet no Brasil.

De acordo com dados divulgados pela pesquisa TIC Domicílios, feita pelo Comitê Gestor de Internet (CGI.br), em 2019 134 milhões de brasileiros acessaram a internet.

Em comparação aos anos anteriores, essa foi uma das marcas mais expressivas, representando 74% da população.

É claro que algumas regiões do país ainda sofrem com a falta de estrutura para que a internet seja algo disponível para todos.

Sem contar que muitos brasileiros ainda navegam pela internet alguns dias da semana, mas a maioria costuma estar conectada 24 horas por dia.

Essas informações do uso da internet vão ajudar você a perceber o quanto uma automação de marketing pode fazer a diferença no dia a dia dos profissionais e nos números apresentados no fim do mês.

Automação de marketing: aprenda o que é e como pode melhorar os seus resultados

Agora chegou o momento de apresentar essa solução de forma mais clara e detalhada. Para quem não sabe o que é ou já ouviu esse termo, mas não consegue explicar exatamente, segue o significado:

Automação de marketing é a utilização da tecnologia para facilitar procedimentos e ações que são realizadas pela equipe de marketing. Ou seja, a automação nada mais é do que automatizar, por meio da tecnologia, atividades que antes eram feitas de forma manual.

Isso pode incluir a contratação de um novo software, de um novo programa ou até mesmo o desenvolvimento de uma plataforma que vai auxiliar nas demandas apresentadas pela equipe de marketing.

Essa tendência de automação surgiu nos últimos anos com o objetivo de facilitar a vida de quem atua com o marketing.

Afinal, trabalhar em uma equipe de marketing é dedicar o tempo para planejar e estruturar formas de se comunicar e atrair o público que vai gostar da sua marca e dos seus produtos.

Portanto, no marketing, é fundamental que exista o estudo correto de todos os números, características e soluções. Só assim será possível garantir que a sua empresa está seguindo um caminho que será satisfatório.

Ao optar por automatizar alguns processos da área, a equipe passa a ter tempo para desenvolver estratégias personalizadas, aumentando a chance de acerto e lucro.

É fundamental que esses profissionais tenham tempo para planejar o que realmente importa e o melhor caminho é automatizar atividades simples, mas que levam muito tempo para serem executadas.

Essa é uma solução de comunicação que pode mudar a forma como a sua empresa está se relacionando com outras pessoas.

Exemplos de automação de marketing

Agora que você já sabe o significado do termo automação de marketing, vamos acompanhar alguns exemplos que podem mudar o cotidiano da sua equipe. Vamos lá?

Não estamos mais no tempo em que a equipe comercial precisava ficar ligando para diversas pessoas durante todo o dia, não é mesmo?

Agora, para chamar a atenção do cliente e para reter as informações mais importantes, utilizamos conteúdo de qualidade e anúncios em plataformas digitais.

Após ser impactado por um anúncio ou um conteúdo que dizia exatamente o que você procurava, o segundo passo é garantir que você se interesse pela solução.

Para isso, muitas empresas utilizam um formulário simples, solicitando os dados como nome, telefone e e-mail.

Você fica curioso para saber o que aquela empresa vende e então decide colocar os seus dados para receber um e-mail com mais informações.

Em alguns casos, algumas empresas até entregam mais do que o esperado, oferecendo materiais ricos junto com as informações do e-mail.

Esse processo é simples e automatizado, mas é o primeiro contato que você tem com uma empresa.

Se esse processo fosse realizado por uma pessoa da equipe de marketing, existiriam diversas possibilidades de erros, seja no preenchimento do nome ou até mesmo na data de envio.

Agora, com uma solução que é capaz de enviar o e-mail no mesmo momento, com o nome e as informações corretas, o cliente pode receber as informações no momento ideal, independente do dia. Viu a diferença?

Por que utilizar a automação de marketing na minha empresa?

Após esse exemplo, ficam mais claros os motivos que fazem muitas empresas optarem pela automação de marketing.

Seja pela margem pequena de erros, pela facilidade em executar o passo a passo ou até mesmo pela maneira em que os leads, ou seja, novos clientes, serão inseridos em uma trilha de comunicação.

Os motivos e benefícios são inúmeros e podem impactar tanto a sua equipe de marketing como o resultado que está sendo apresentado no fim do mês.

Afinal, imagine como seria se a sua empresa tivesse que entrar em contato com todas as pessoas que acessam o seu site?

Além de ser algo cansativo, essa poderia ser uma abordagem equivocada. Com a automação de marketing todos os possíveis interessados receberão o mesmo material.

Após a abertura do e-mail e o retorno, esses indivíduos podem ser colocados em diversas linhas de conteúdo pensadas pela equipe do marketing, até que chegue o momento ideal de entrar em contato.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite para conversar com nossos profissionais e tirar suas dúvidas. Será um prazer ajudar a sua empresa a implementar a automação de marketing.