Como a automação de marketing pode aumentar o ROI da minha empresa?

Custo/benefício são as palavras que guiam muitas estratégias de marketing digital, não é mesmo? É preciso ter o melhor retorno com um investimento que cabe no seu bolso. Nessa hora, o ROI (retorno sobre o investimento) entra como umas das métricas principais para indicar se as suas ações realmente valem a pena, e a automação de marketing pode ser um excelente caminho para atingir bons resultados.

Mas, afinal, como a automação em marketing pode aumentar o ROI da sua empresa? Acompanhe e descubra!

Nutrindo leads

A nutrição de leads é uma parte muito importante do inbound marketing. A minoria dos seus leads está realmente preparada para realizar uma compra. Logo, é preciso educá-los com conteúdo relevante para que eles entendam como a sua empresa pode ser útil para eles.

Qualificando leads (lead scoring)

Investir nos leads errados é algo que toma muito tempo. Logo, se você não fizer a escolha certa, o seu ROI vai ser reduzido. A automação de marketing facilita a qualificação dos leads, ou seja, identificar quais deles estão preparados para realizar uma compra e quais se adéquam melhor à sua persona.

Melhorando a eficiência do funil de vendas

Para realizar uma compra, o usuário passa por um processo. Ele precisa dominar o conteúdo básico do seu negócio, identificar como você pode ajudá-lo, encontrar opções e realizar uma compra.

Mas, para que ele avance pelo funil, é preciso atingir alguns requisitos básicos. A automação de marketing identifica, através do comportamento do usuário, em qual estágio do funil de vendas ele se encontra e ajuda você a ganhar tempo na hora de nutrir e trabalhar os leads.

Reduzindo os custos de aquisição

Quanto um cliente novo custa para o seu negócio? Conquistar novos compradores é uma atividade necessária para as empresas, mas que também gera muitos gastos.

Com a automação de marketing, tudo fica mais simples, você consegue identificar os canais que atraem mais usuários, captar leads através de landing pages e formulários, e ainda nutri-los para conquistar novos clientes. Tudo isso de forma organizada e automatizada.

Reduzindo o trabalho recorrente do marketing

Começar algo do zero sempre gera muito trabalho. Imagine ter que reestruturar um fluxo de nutrição de leads ou uma campanha de anúncios porque você descobriu uma melhoria no meio do caminho?

A automação de marketing agiliza o relacionamento das suas ações com o lead e evita que o time de marketing tenha que refazer estratégias e ações.

Melhorando a produtividade dos vendedores

Receber leads de qualidade é indispensável para fechar boas vendas. E vendedores que recebem oportunidades já segmentadas e trabalhadas pela automação de marketing conseguem vender muito mais. Eles se sentem mais confiantes para entrar em contato com os leads, já que estes possuem um nível básico de conhecimento sobre o negócio e existem informações armazenadas sobre eles.

A automação em marketing é uma excelente ferramenta para melhorar os processos do seu negócio e também aumentar o retorno sobre o investimento de cada uma das suas ações!

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