Muitas empresas ainda ainda não alcançaram excelência de processos de negócios (BPA) e automação de fluxo de trabalho. Porém, esses são aspectos críticos para a satisfação do cliente e o aumento da receita. Se você deseja ter uma lista crescente de clientes satisfeitos, precisa começar a se concentrar na excelência do processo. A automação de processos de negócios é uma maneira direta e eficaz de começar nesse caminho.

O que é Automação de Processos de Negócios (BPA)?

Automação de processos de negócios (Business Process Automation) é o uso de tecnologia para executar tarefas ou processos recorrentes em um negócio onde o esforço manual pode ser substituído. Ele é feito para minimizar custos, aumentar a eficiência e agilizar processos.

A automação de processos de negócios não deve ser confundida com a gestão de processos de negócios (BPM ou Business Process Management), que é uma disciplina maior que envolve o gerenciamento de processos complexos em toda a organização usando diferentes metodologias.

Exemplos de automação de processos de negócios

Para uma melhor compreensão da automação de processos de negócios, aqui estão alguns casos de uso.

1. Contratação e integração de funcionários

Embora a contratação de funcionários possa parecer um processo sem complicações, envolve várias tarefas. Preencher formulários com as informações de funcionários, agendar sessões de avaliação e/ou integração, organizar treinamentos, configurar contas bancárias, coletar documentos relevantes e atribuir mentores são apenas algumas das atividades envolvidas.

Sem automação, todo o processo pode se tornar bastante caótico e resultar em:

  • Toneladas de papel
  • Perda ou esquecimento de algumas tarefas
  • Frustração precoce do funcionário
  • Baixa produtividade

Aplicar a automação de processos de negócios à integração de funcionários garantirá transições suaves de uma tarefa para a outra, mantendo os funcionários e áreas envolvidas informadas e fornecendo visibilidade do status do processo para todos.

2. Ordens de compra

Solicitações de compra são processos recorrentes em praticamente todas as organizações. A equipe solicitante preenche um formulário e o envia para a equipe de compras. A gerencia examina o pedido e aprova ou rejeita o pedido baseado na adequação das informações da requisição e nas regras orçamentárias. Em seguida, é enviado de volta à equipe solicitante, para correções, ou encaminhada para a equipe de compras. Uma ordem de compra é criada e cópias são enviadas ao fornecedor, bem como à equipe de inventário.

Sem automação, os seguintes problemas podem surgir:

  • Atrasos na aprovação das requisições
  • Baixa produtividade das equipes envolvidas
  • Alto indice de erros nas solicitações
  • Registros incompletos
  • Erros de conferencia na entrega dos suprimentos

A automação de processos de negócios pode ajudar a melhorar a responsabilidade, a transparência e permitir o registro preciso de dados, que podem ser acessados pelas partes interessadas quando necessário. Ele também manterá toda a comunicação relacionada ao processo dentro do fluxo de trabalho para tornar a execução mais fácil e rápida.

Por que você deve automatizar processos de negócios?

Aqui estão algumas razões convincentes para automatizar seus processos de negócios.

É caminho para a transformação digital

A transformação digital pode assustar organizações que não estão iniciaram ainda essa jornada. A automação de processos de negócios pode facilitar esse caminho tornando-se um acelerador a cultura de transformação contínua. Você pode começar com alguns processos que precisam claramente de correção do curso e evoluir gradualmente.

Obtenha mais clareza

A automação exige que os processos sejam descritos com certa clareza logo na fase de projeto. Se você não conhece as tarefas envolvidas e as pessoas responsáveis pela execução do processo, não pode projetar e automatizar o fluxo de trabalho de forma eficaz. Assim, ao coletar as inf

Além disso, o mapeamento de processos pode fornecer clareza a todos os funcionários e também servir como um recurso de treinamento. Os insights que você obtém ao analisar um processo automatizado podem mostrar claramente a lacuna entre o seu processo como está e como deveria ser idealmente.

Simplifique os processos

Um dos grandes resultados de um projeto de automação de processos é a otimização e simplificação dos mesmos. Identificação clara das responsabilidades, notificações personalizadas para os envolvidos, insights valiosos e tempos de resposta mais rápidos facilitam a eliminação de atividades desnecessárias, e o aprimoramento de etapas que agregam valor.

Obtenha registros de auditoria e conformidade

Com a automação de processos de negócios, cada detalhe de um processo específico é registrado. Essas informações podem ser apresentadas para demonstrar conformidade durante auditorias.

Padronizar operações

Quando você automatiza um processo de negócios, terá como resultado um padrão consistente de resultados. A padronização ajuda a posicionar sua organização como confiável, o que, por sua vez, pode ajudar a aumentar sua base de clientes.

Aumente a satisfação do cliente

A satisfação do cliente é um diferencial fundamental em qualquer setor. Concentrar-se na excelência do processo ajuda você a superar as expectativas do cliente com facilidade. Quando você atende consistentemente aos padrões prometidos, é mais provável que os clientes desenvolvam fidelidade pela sua empresa.

Quais processos de negócios você deve automatizar?

A utilização de processos automatizados não se restringe a um punhado de funções. Os critérios que indicam o benefício do use de automação incluem:

  1. Alto volume de tarefas e etapas
  2. Envolvimento de vários departamentos e/ou pessoas na execução das tarefas
  3. Atividades com urgência ou restrições de tempo
  4. Atividades que tem alto impacto eu outros processos ou sistemas
  5. Necessidade de manter registros de auditoria para conformidade legal

Se uma atividade tem mais de 3 das características listadas acima, é muito provável que você precise automatizar seu processo de negócios.

Alguns processos comumente automatizados nas organizações são:

  • Atividades de Marketing
    • Planejamento de eventos
    • Lançamento de produtos
    • Aprovação de campanhas
    • Nutrição de leads
    • Integração com equipe de vendas
  • TI – Tecnologia da Informação
    • Processo do helpdesk
    • Backups e solicitações de restauração
    • Criação de acessos, logins, senhas
    • Consolidação e/ou migração de dados
  • Vendas
    • Processamento de pedidos
    • Criação de ordens de venda
    • Aprovação de preço especial
  • RH – Recursos humanos
    • Contratação e integração de colaboradores
    • Solicitações de férias e licenças
    • Controle e aprovação de registro de ponto (horas trabalhadas)
    • Folha de pagamento
  • Outros departamentos
    • Solicitações de compra
    • Faturamento
    • Atendimentos do call center
    • Planejamento orçamentário