Você já ouviu falar sobre Customer Communication Management (CCM)? Trata-se de uma expressão, ainda pouco utilizada no território nacional, que remete a uma estratégia que otimiza a comunicação com o cliente.
A solução pode ser utilizada por empresas de quaisquer segmentos e portes, com o objetivo de produzir, entregar, controlar e recuperar mensagens e documentos e, sobretudo, para gerir a comunicação com clientes nos mais diversos canais de interação.
É importante ressaltar que essas comunicações de saída podem envolver os mais diversos conteúdos – assuntos referentes ao lançamento de produtos ou serviços, a correspondências, a reclamações, a notificações de contas e pagamentos, entre outros – e são produzidas por diferentes canais (mensagens de texto, e-mails e páginas da web).
Neste artigo, entenda o que é Customer Communication Management e como essa tecnologia pode melhorar não apenas a comunicação, mas também os demais processos da sua empresa. Boa leitura!
O que é Customer Communication Management (CCM)?
CCM é uma plataforma, ainda pouco conhecida no território nacional, que se destina a otimizar o processo de gestão de comunicação com o cliente, por meio do envio de comunicações por diferentes canais por eles designados (abordagem Omnichannel).
Além de oferecer subsídios para gerenciar os contatos e aumentar a produtividade de uma organização, no que diz respeito ao processo de comunicação, ela permite identificar as necessidades de comunicação do cliente, de forma a fazer com que ele fique satisfeito.
Uma vez que os clientes estão online, eles compartilham hábitos, preferências e atividades. Todos esses dados são inseridos na plataforma, auxiliando as companhias no desenvolvimento de estratégias e soluções comunicacionais mais assertivas para eles.
É a solução ideal para a organização que busca potencializar a sua comunicação com clientes, e, assim, obter maior destaque no mercado, o que pode fazer com que ela alcance seus objetivos de forma mais ágil.
Vale lembrar que o Customer Communication Management não é um produto em si, mas um conjunto de funcionalidades que é oferecido por várias empresas ou até mesmo uma em específico, caso ela se dedique ao fornecimento de tal estratégia.
Como o CCM funciona?
Agora que você já sabe o que é o Customer Communication Management, chegou o momento de entender como ela funciona (para, depois, implantá-la no seu negócio).
O CCM, diferente do que muitos possam pensar, opera de maneira simples: basta a companhia encontrar a plataforma adequada para as suas necessidades.
De maneira geral, ele é utilizado para fornecer à clientela uma comunicação útil, consistente e responsiva em todos os canais, trazendo benefícios para ambas as partes. Porém, pode ser implementado com outros propósitos, inclusive decorrentes daquele, conforme elencado abaixo:
– Padronização ou uniformização da comunicação corporativa;
– Compartilhamento de informações relevantes para a empresa;
– Encaminhamento de ofertas e ações promocionais direcionadas ao público;
– Utilização de canais designados pelo público-alvo.
Muito interessante, não?
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