Você já ouviu falar sobre Customer Communication Management (CCM)? Trata-se de uma expressão, ainda pouco utilizada no território nacional, que remete a uma estratégia que otimiza a comunicação com o cliente.

A solução pode ser utilizada por empresas de quaisquer segmentos e portes, com o objetivo de produzir, entregar, controlar e recuperar mensagens e documentos e, sobretudo, para gerir a comunicação com clientes nos mais diversos canais de interação.

É importante ressaltar que essas comunicações de saída podem envolver os mais diversos conteúdos – assuntos referentes ao lançamento de produtos ou serviços, a correspondências, a reclamações, a notificações de contas e pagamentos, entre outros – e são produzidas por diferentes canais (mensagens de texto, e-mails e páginas da web).

Neste artigo, entenda o que é Customer Communication Management e como essa tecnologia pode melhorar não apenas a comunicação, mas também os demais processos da sua empresa. Boa leitura!



    O que é Customer Communication Management (CCM)?

    CCM é uma plataforma, ainda pouco conhecida no território nacional, que se destina a otimizar o processo de gestão de comunicação com o cliente, por meio do envio de comunicações por diferentes canais por eles designados (abordagem Omnichannel).

    Além de oferecer subsídios para gerenciar os contatos e aumentar a produtividade de uma organização, no que diz respeito ao processo de comunicação, ela permite identificar as necessidades de comunicação do cliente, de forma a fazer com que ele fique satisfeito.

    Uma vez que os clientes estão online, eles compartilham hábitos, preferências e atividades. Todos esses dados são inseridos na plataforma, auxiliando as companhias no desenvolvimento de estratégias e soluções comunicacionais mais assertivas para eles.

    É a solução ideal para a organização que busca potencializar a sua comunicação com clientes, e, assim, obter maior destaque no mercado, o que pode fazer com que ela alcance seus objetivos de forma mais ágil.

    Vale lembrar que o Customer Communication Management não é um produto em si, mas um conjunto de funcionalidades que é oferecido por várias empresas ou até mesmo uma em específico, caso ela se dedique ao fornecimento de tal estratégia.



      Como o CCM funciona?

      Agora que você já sabe o que é o Customer Communication Management, chegou o momento de entender como ela funciona (para, depois, implantá-la no seu negócio).

      O CCM, diferente do que muitos possam pensar, opera de maneira simples: basta a companhia encontrar a plataforma adequada para as suas necessidades.

      De maneira geral, ele é utilizado para fornecer à clientela uma comunicação útil, consistente e responsiva em todos os canais, trazendo benefícios para ambas as partes. Porém, pode ser implementado com outros propósitos, inclusive decorrentes daquele, conforme elencado abaixo:

      – Padronização ou uniformização da comunicação corporativa;
      – Compartilhamento de informações relevantes para a empresa;
      – Encaminhamento de ofertas e ações promocionais direcionadas ao público;
      – Utilização de canais designados pelo público-alvo.

      Muito interessante, não?

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