Para que uma empresa alcance o sucesso que almeja, é fundamental que administre sua comunicação com eficiência, produtividade e clareza. Do contrário, poderá retardar o alcance de seus objetivos e, assim, comprometer seu crescimento.
Nesse contexto, é preciso entender a comunicação como o processo que viabiliza a negociação entre marcas e clientes, o diálogo entre as equipes e, por consequência, o alcance de objetivos.
No entanto, para que ela cumpra essa missão, é preciso vencer os desafios que a cerca. A seguir, confira os principais:
Ruído na comunicação corporativa, um desafio ainda presente
Em qualquer que seja o canal ou meio, a comunicação pode apresentar ruído e, assim, comprometer a sua eficiência. A comunicação com ruído acontece quando o processo de comunicação apresenta problemas que fazem com que tal operação seja, em algum grau, ineficiente, não cumprindo, portanto, a sua missão.
Alguns ruídos que podem aparecer em um processo de comunicação são, por exemplo:
– Quando o público receptor não tem repertório para compreender a mensagem;
– Quando a mensagem a ser transmitida não está em harmonia com o perfil do público a que se destina.
Nesses dois casos, percebe-se claramente que a comunicação corporativa deve ser desenhada com todo cuidado possível, para que assim, chegue ao público a que se destina e, dessa maneira, faça com que a empresa alcance seus objetivos com maior velocidade, que pode ser o aumento de sua produtividade e das vendas.
Adoção de soluções tecnológicas para aprimorar o processo de comunicação
Ainda que a comunicação organizacional assuma posição de destaque em relação ao alcance dos objetivos de uma empresa, é fato, muitas vezes, que as empresas, de um modo geral, não a reconhecem como tal. Isso é algo que precisa ser vencido para que a organização obtenha o crescimento que deseja.
Nesse sentido, podemos destacar como uma tecnologia eficaz para a Gestão da Comunicação de uma empresa as soluções de Customer Communication Management (CCM). Trata-se de soluções inteligentes, capazes de produzir, entregar e gerenciar mensagens e comunicações eletrônicas, a partir de canais diversos.
Uma boa solução CCM permite, por exemplo:
– Simplificar e padronizar as comunicações corporativas, garantindo, portanto, maior otimização em relação ao processo de interação entre marcas e clientes e os colaboradores daquela;
– Gerir adequadamente, com eficiência, as comunicações, garantindo que elas sejam armazenadas corretamente.
De um modo geral, uma plataforma CCM garante uma série de benefícios para a gestão comunicacional de uma empresa, como:
– Aprimoramento do processo de comunicação;
– Eficiência em relação ao processo de comunicação;
– Racionalização do processo de comunicação;
– Redução de custos;
– Aumento da produtividade em relação aos setores que cuidam da comunicação corporativa.
Como podemos ver, hoje, um dos principais desafios enfrentados pelas empresas para gerir com eficiência seu processo de comunicação é justamente a resistência para adotar tecnologias que podem tornar essa operação mais otimizada e fácil. Agora que sabe disso, fique atento e modernize a comunicação de sua empresa.
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