Cada vez mais, as tecnologias de comunicação caminham para o virtual, tornando-se mais imediatas e dinâmicas. Nesse sentido, a comunicação unificada (UC) é o futuro das empresas.
Essa transformação digital já deixou de ser uma escolha: quem não possui comunicação unificada tem processos mais lentos e menos eficazes, perdendo muito em competitividade. Para continuar competitivo num mercado em que há mais de 19 milhões de companhias ativas, seu empreendimento precisa se atualizar.
O que é comunicação unificada?
A comunicação unificada não é uma única coisa, mas uma estrutura que pode permear diversas ferramentas de comunicação. O objetivo é integrar os sistemas de comunicação de uma empresa, combinando tudo em um único sistema.
Os resultados são dispositivos interconectados, otimização de processos, diminuição de burocracia, além de redução de erros. Tudo isso impacta não apenas a sua empresa, mas também o cliente.
Por que sua empresa deveria focar em comunicação unificada?
A comunicação unificada é considerada fundamental na agilização de processos e na melhora das ofertas de comunicações.
Com UC, sua empresa ganha mais mobilidade, pois os negócios podem ser conduzidos de qualquer lugar. Seus clientes podem rapidamente encontrar as pessoas certas para solucionar os problemas com facilidade.
Além disso, com comunicação unificada, sua empresa pode ter um sistema integrado, sem a necessidade de informações duplicadas em sistemas separados. Pense em como isso facilitaria a integração entre filiais de multinacionais e também a comunicação com funcionários trabalhando remoto. Sistemas UC são em nuvem, seguindo uma grande tendência do mundo das Comunicações.
Em consequência, há uma redução de custos porque sua empresa não precisa pagar vários provedores, otimizando a aplicação de recursos.
A interação com o cliente fica melhorada. Nada de videochamadas com falhas que podem transmitir a imagem de ineficiência. Com UC, sua empresa se mostra tecnologicamente apta, facilitando o atendimento com uma telecomunicação eficaz.
Comunicação unificada na prática
Muitas empresas hoje utilizam VoIP para comunicação empresarial. VoIP significa “voz sobre IP”: é basicamente ligar pela internet. O resultado é uma economia incrível no custo das chamadas, porém, quando a conexão com a internet falha, essas chamadas ficam impraticáveis.
Mesmo que o VoIP tenha videochamadas, correio de voz e outros serviços, a preocupação é que ele depende de uma boa conexão com a internet, ou a comunicação fica atravancada.
Na comunicação unificada, a voz já não tem mais domínio. Há vídeo e áudio em alta definição e o vídeo é mais importante do que nunca, funcionando como uma solução de comunicação interna.
Assim, empresários e colaboradores conseguem fazer reuniões e tomar decisões sem a necessidade de sair de casa ou viajar, evitando custos em viagens de negócios e fazendo reuniões com facilidade.
Por consequência, obviamente, há um aumento de produtividade, mesmo em equipes globalmente dispersas. Os recursos incluem sistemas de sala de conferência e permitem que os participantes compartilhem suas telas e usem lousas digitais.
Outro componente da experiência de comunicação unificada são as mensagens instantâneas. Hoje, o acesso a informação rápida, atualizada e confiável é essencial para o bom funcionamento das empresas. O uso de chats também facilita a conexão com colegas e com clientes.
Isso significa comunicação em tempo real, integração com aplicativos web e móveis, soluções de compartilhamento de arquivos, recursos para ver quem está online e registro de dados para governança da informação.
Comunicação em tempo real por mensagens também contorna o inconveniente de ter que esperar por respostas de e-mail.
A UC é um facilitador para o trabalho de equipes, já que fornece ferramentas de colaboração que ajudam a acompanhar projetos mais facilmente, as equipes podem se conectar em qualquer lugar e os projetos evoluem mais rápido.
Além de tudo isso, fica mais fácil gerenciar documentos e produzir relatórios de atividades que teriam se perdido em fluxos intensos de e-mail.
Benefícios da comunicação unificada para a sua empresa
A comunicação unificada garante um alto nível de interação, garantindo que equipes acessem o mesmo sistema e obtenham recursos como mensagens, chamadas de voz e vídeo, colaboração em equipe, videoconferência e compartilhamento de arquivos.
Isso reúne tudo que seus colaboradores precisam para trabalhar juntos, mesmo quando estão em diferentes localidades, tudo com uma interface simplificada e segura.
Benefícios que UC pode trazer para a sua empresa:
– Melhora a produtividade, facilitando a colaboração entre equipes;
– Reduz custos, pois opera na nuvem e sua empresa não precisa pagar diversos provedores.
– Oferece melhor desempenho, pois agiliza os processos;
– Redução da taxa de rotatividade, já que colabora para um clima organizacional positivo;
– Impacta positivamente a imagem da empresa, pois os clientes estarão mais satisfeitos;
Como você pode ver, essa é a maneira mais simples de favorecer a conectividade, tornando a comunicação interna mais simples e facilitando a relação com os clientes.
O clima colaborativo resultante contribui para a inovação, para uma melhora significativa dos resultados e processos de onboarding mais atraentes e empolgantes.
Benefícios da comunicação unificada para seus clientes
Um termo que ainda está sendo introduzido no Brasil é o CCM — Customer Conversation Management. Com o avanço tecnológico, as conversas com os clientes estão ficando mais difíceis de gerenciar, pois há um grande fluxo de informações e um aumento na exigência do cliente.
O novo perfil de clientes é adaptado às tecnologias, acostumado a ter tudo resolvido imediatamente e, por isso, é muito mais impaciente: ele quer a resolução do seu problema para ontem.
O resultado são conversas dispersas e desorganizadas nos canais da empresa, dificuldade em padronizar informações importantes e um emprego muito ineficiente de tempo lidando com e-mails.
Com a comunicação unificada, a conversa com o cliente fica muito mais fácil, pois a interação estará centrada em um único lugar. Como resultado, o problema é resolvido mais rápido, o que impacta positivamente a imagem da empresa e traz satisfação para o cliente.
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