Manter um bom gerenciamento da sua comunicação empresarial, seja ela interna ou externa, auxilia a angariar um melhor alinhamento estratégico, ajuda a compreender o seu público, unifica as mensagens e ainda constrói uma base de confiança entre seus funcionários e clientes.
Além disso, esta metodologia também fortalece o trabalho em equipe, é fundamental para criar conteúdos mais envolventes e pode ser uma peça chave para lidar com as mudanças corporativas de uma forma mais eficiente.
Por este motivo, é indispensável que os tomadores de decisões possam estabelecer uma boa prática diante deste cenário e, acima de tudo, que contem com as melhores soluções para realizar este processo de maneira assertiva.
Logo, se você tem interesse neste tema, vale a pena conferir este artigo e descobrir desde já como essa gestão pode ser simples e produtiva. Leia agora e implemente já estas práticas na sua rotina organizacional:
As principais estratégias para a comunicação externa
Quando se trata da comunicação externa, é fundamental investir em diferentes linhas que possam criar um vínculo com os consumidores e possíveis leads para a sua companhia. O primeiro deles é por meio de conteúdos para site ou blog, apostando no Marketing de Conteúdo.
Inclusive, de acordo com uma pesquisa publicada pela Demand Metric, as empresas que têm blogs possuem treze vezes mais chances de obterem um bom Return of Investiment (ROI), gerando até 67% mais leads do que suas concorrentes.
Além disso, a prática do envio de e-mail marketing e de newsletters é uma forma eficaz de mostrar novas ofertas aos seus clientes, tentar vender seus produtos e construir um relacionamento sólido com vários grupos em sua rede externa – tais quais consumidores, fornecedores e parceiros.
Atualmente, aliás, 81% das pequenas empresas contam com o e-mail como seu principal canal de aquisição de clientes, como aponta um estudo do Oberlo. Portanto, vale a pena seguir esta metodologia e colher os frutos de uma prática extremamente promissora.
E se isso parecer pouco, a mesma empresa também traz outra informação importante: a de que 3,5 bilhões de pessoas estão presentes nas redes sociais. Logo, elas também surgem como uma alternativa interessante, se tornando uma das ferramentas de comunicação externa mais importantes para muitas corporações.
Um upgrade na gestão da comunicação interna
No que diz respeito à comunicação interna, o gerenciamento deve começar avaliando sua estratégia atual, fazendo anotações sobre o plano que possui, encontrando seus pontos fortes e fracos, além de desenvolvendo novas soluções.
Para isso, comece a segmentar e mapear seus colaboradores, para identificar o que irá funcionar. Em seguida, adote ferramentas que possam auxiliar no processo e analise o número de obstáculos ou problemas que irá enfrentar, especialmente os que forem relacionados à falta de comunicação em sua organização.
Uma vez que isso esteja estabelecido e as práticas sejam implementadas, confira se sua estratégia está realmente funcionando. Com que frequência seus funcionários leem seu conteúdo interno? Eles comentam, gostam, compartilham ou iniciam uma discussão sobre o tema? Tudo isso precisa ser pensado.
Observe também se seus colaboradores realmente usam sua intranet e observe se eles utilizam as demais ferramentas alocadas. Isso te ajudará a dissecar seus métodos e também será fundamental para aprender sobre quais áreas precisam de mais atenção e quais estão indo bem.
Assim, você vai realizar uma métrica palpável do sucesso da sua empreitada e poderá encontrar inúmeras soluções inovadoras que irão ajudar em todas as etapas. Este, inclusive, é o caso dos sistemas que são prontos para gerenciar tudo em uma única plataforma.
Ficou curioso sobre esta novidade? Falaremos deste assunto agora mesmo. Então, não perca o próximo tópico.
Descubra os benefícios do Customer Communications Management (CCM) e utilize a seu favor
Intitulado de Customer Communications Management, o CCM é uma plataforma que traz resultados diretos para a criação e o gerenciamento das práticas de comunicação da sua empresa, independentemente delas serem internas ou externas.
Assim, o sistema é responsável pelo marketing, lançamento de novos produtos, notificações, reclamações, SMS, e-mails e qualquer outro formato de interação que possa ser utilizado pela corporação. Sempre garantindo que a gestão seja realizada de maneira assertiva e transparente.
Dessa maneira, ao utilizar formulários inteligentes e ter a tecnologia a seu favor, o CCM consegue agregar uma série de benefícios aos negócios. Dentre eles, é possível listar que esta inovação é capaz de:
– Definir o canal de comunicação mais utilizado pelo seu público-alvo;
– Gerar maior produtividade para os departamentos;
– Monitorar e controlar as mensagens;
– Aumentar a eficácia da comunicação interna e externa;
– Garantir um processo comunicacional mais integro e padronizado;
– Fornecer informações relevantes aos gestores.
No que diz respeito à comunicação externa, inclusive, tanto a interação ao vivo como uma ligação telefônica podem ser estratégias positivas. E, neste quesito, o CCM é responsável por ambos os tipos, sendo uma ferramenta exclusiva para registrar e categorizar essas conversas feitas pela companhia.
Diante de todos os cenários citados acima, este sistema torna mais simples que os responsáveis possam gerenciar, projetar e até entregar soluções de comunicação personalizada. Tudo isso em uma única plataforma que consegue englobar diversas funções em um único lugar. Já imaginou?
Saiba mais a respeito do gerenciamento de comunicação
Se interessou por este processo e quer saber como a tecnologia pode ser uma grande aliada para lidar com a sua comunicação interna ou externa, sem precisar de uma equipe própria para isso e apenas utilizando uma plataforma que englobe várias funções? Então, você chegou ao lugar certo.
Nossa empresa é especializada em serviços de tecnologia da informação e, por este motivo, se qualifica como expert na hora de fornecer as melhores soluções para a sua empresa, atendendo a todas as suas necessidades e da sua companhia.
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