A visão computacional na biometria oferece inúmeras possibilidades para a segurança de dados e proteção patrimonial, tudo ao alcance das nossas mãos. E pensar que muitas delas só existiam nos filmes de ficção científica até alguns anos atrás!

Hoje, esse tipo de tecnologia está no nosso dia a dia, sendo a mais comum a leitura de impressão digital, presente até nos aparelhos celulares. Mas ao contrário do que muita gente pensa, existem outras características do corpo humano que podem ser utilizadas para identificação por meio da visão computacional e que já são utilizadas.

Quer saber algumas das principais aplicações desta tecnologia? Acompanhe este texto!

Quais as aplicações da visão computacional na biometria?

Controle de acesso

Durante muito tempo as chaves e cadeados foram os equipamentos mais usados para bloquear o acesso de pessoas a determinados locais. O problema é que esta tecnologia pode ser burlada, uma vez que as chaves podem ser extraviadas ou até mesmo replicadas por criminosos, aumentando as chances de um acesso não autorizado. Assim como cadeados podem ser rompidos.

É por este motivo que o controle de acesso é uma das aplicações mais comuns da visão computacional biométrica, pois com ela é possível identificar e bloquear o acesso de pessoas baseando-se em características únicas de cada indivíduo, principalmente quando falamos em reconhecimento fácil, aumentando a segurança.

Autenticação de usuários

Atualmente, grande parte de nossas informações pessoais estão armazenadas em aparelhos digitais. Números de documentos pessoais, senhas de e-mail e dados de cartão de crédito ficam armazenados na nuvem, o que pode ser um risco.

Por esse motivo, a visão computacional na biometria tem conquistado a atenção das empresas de segurança da informação no mundo todo. Essa tecnologia oferece funcionalidades que impedem o acesso de um usuário não autorizado de forma mais eficiente que senhas, impedindo o acesso a sistemas e banco de dados por meio da exigência da biometria.

Identificação de pessoas

Apesar de identificação estar longe da eficiência mostrada no cinema, essa tecnologia ajuda a identificar um indivíduo através de uma foto, esteja ele sozinho ou em uma multidão.

Não é por acaso que o governo americano investe pesado no desenvolvimento desta tecnologia, buscando usá-la para ajudar na identificação de terroristas e criminosos perigosos.​

Elementos utilizados na identificação biométrica

Leitura de impressão digital

Como já falamos neste post, a tecnologia mais utilizada para a identificação biométrica é a leitura de impressão digital, que utiliza um sensor consegue ler o desenho formado pelas papilas, relevo presente nas polpas dos nossos dedos e que dão forma às nossas impressões digitais.

Trata-se de uma tecnologia relativamente barata e é utilizada na segurança bancária, controle de acesso e até nas eleições.

Reconhecimento facial

O reconhecimento facial é outro elemento muito utilizado pela visão computacional na biometria. Atualmente, é possível identificar detalhes no rosto de uma pessoa, distinguindo-a mesmo que ela esteja em um grande grupo.

Para seu funcionamento é preciso ter uma câmera de boa qualidade e um software capaz de identificar detalhes como a distância entre os olhos, o formato do nariz, o formato do canto da boca, entre outras características.

A dificuldade desta tecnologia são as variações de luz e a posição do rosto em relação à câmera. Por outro lado, além do baixo custo envolvido, é altamente segura.

Reconhecimento da íris dos olhos

A íris do olho é a parte colorida que fica em volta da retina. Assim como as impressões digitais, a íris possui alguns padrões únicos que variam de pessoa a pessoa e não mudam muito durante a vida.

Apesar de ser uma tecnologia eficiente e precisa, o registro da íris é mais difícil de ser feito do que o da face. Isso porque, além de ser muito pequena, a íris pode ser deteriorada por algumas patologias.

Sem dúvida, a visão computacional na biometria representa um avanço enorme quando falamos em segurança da informação e controle de acesso, tanto no dia a dia das empresas de todos os ramos e tamanhos, quanto em funcionalidades legais para polícia e governos, trazendo mais proteção para os processos.

Ainda tem dúvidas sobre como a tecnologia pode melhorar os processos na sua empresa? Deixe seu comentário neste post — podemos ajudar você!