Formulário eletrônico é uma ferramenta fundamental para qualquer empresa que está inserida no mundo digital. Com ele, nós temos a oportunidade de coletar dados de forma rápida e segura, aumentar a exposição da marca e as chances de conversão.
Contudo, se mal empregada, essa ferramenta pode não ter os resultados esperados. Então, no post de hoje, veremos 3 passos fundamentais para criar um formulário eletrônico eficiente. Confira, a seguir:
Criando um formulário para prospectar o seu novo cliente
Independente do ramo de negócios da sua empresa, o formulário eletrônico terá o mesmo objetivo: coletar dados de prospects. Assim, poderemos entrar em contato com eles e ajudá-los com nossos serviços.
Por isso, podemos dizer que existem pelo menos 3 passos que tornam essa ferramenta eficiente:
1. Investir em formulários simples;
2. Usar o formulário certo, no momento certo;
3. Oferecer algo de valor em troca.
Em primeiro lugar, o formulário eletrônico deve ser simples, coletando apenas as informações necessárias. Nesse sentido, lembre-se de que os dados solicitados devem ser relevantes para a segmentação, ou seja, para personalizar a comunicação com esse possível cliente.
Embora a coisa mais importante de um formulário seja as informações que são capazes de nos dar, o seu design e organização podem incentivar o prospect a preenchê-lo ou não. Por isso, algumas boas práticas de para criar formulários são:
– Prefira formulários em coluna;
– Siga uma sequência lógica de preenchimento;
– Agrupe os campos relacionados;
– Identifique os campos que são opcionais;
– Destaque o campo que está sendo preenchido;
– Insira opções selecionáveis;
– Nunca permita que o formulário cubra o conteúdo.
Em segundo lugar, precisamos decidir quais formulários serão usados em cada etapa da jornada do cliente e, então, escolher quais informações serão solicitadas. Por exemplo, digamos que uma pessoa está visitando o blog corporativo da sua empresa pela primeira vez. Qual seria o melhor tipo de formulário eletrônico para esse momento?
Provavelmente um formulário de assinatura do newsletter, solicitando apenas o nome e o e-mail, será o ideal. Dessa forma, você terá acesso a uma informação de contato desse prospect e poderá continuar enviando informações relevantes, e o ajudando a avançar na jornada do cliente.
Então, quanto mais envolvida sua persona estiver com a marca, mais disposta estará a fornecer seus dados de contato.
O terceiro passo fundamental para criar um formulário eletrônico eficiente é oferecer algo de valor para a persona, em troca dos seus dados de contato. Dependendo do seu ramo de negócios, você pode disponibilizar um ebook, um webinar, uma promoção ou algum brinde.
O mais importante é que você ofereça algo de valor para seus prospects. Na verdade, quanto mais importante o material oferecido for para sua persona, mais dados você poderá pedir em troca.
Contudo, para que um formulário seja realmente eficiente, ele precisa ser bem gerenciado. Nesse sentido, a utilização correta dos dados obtidos deve ser bem analisada. Daremos continuidade a esse assunto em nossas próximas postagens! Você também poderá nos deixar seu contato para te ajudarmos nos seus próximos passos!