O século XXI chegou e com ele, diversas inovações advindas de avanços tecnológicos, a fim de facilitar diversas áreas. Ainda assim, muitas empresas não promovem uma integração maior entre diversos setores.
O marketing, ainda hoje, continua dissociado de outros departamentos e isso pode impedir grandes contribuições de outras áreas, especialmente do TI. Hoje, ambos podem contribuir (e muito) para os dois lados.
Nunca pensou nesta união? Confira o nosso artigo e descubra 5 dicas para unir marketing e TI!
1. Aumentem a comunicação entre os departamentos
Não pense que, por serem separados, departamentos só devem conversar quando precisarem de algo do outro. O trabalho de ambos deve estar sempre disponível!
Muitas vezes, o marketing irá precisar dos dados do TI e vice-versa. Outras vezes, um relatório precisará ser explicado com maiores detalhes para que os funcionários de outro setor possam compreendê-lo.
Por fim, um pode dar sugestões interessantes para o outro, detalhes que não tinham pensado antes. Em todas essas situações, ter uma boa comunicação entre todas as pessoas envolvidas é fundamental.
Incentive o compartilhamento de dados na nuvem, a troca de ideias, as sugestões e as dúvidas pela intranet, colocando os gestores dos dois setores sempre em contato. Caso contrário, os próximos passos não darão certo.
2. Façam estratégias em conjunto
Claro que cada departamento possui suas metas, objetivos e metodologias. Mas é totalmente possível criar estratégias conjuntas.
Na verdade, o ideal é criar uma meta conjunta e, a partir disso, cada um deles criar suas próprias formas de alcançar os objetivos propostos. Mas lembre-se de que eles sempre devem se complementar de alguma forma. A ideia é colocá-los para trabalhar em conjunto.
3. Criem prazos realistas
Não adianta definir um prazo de duas semanas para determinada tarefa do marketing se ela depende de uma tarefa do TI para ser realizada que demora um mês para estar concluída! Os prazos devem ser combinados e definidos de acordo com a capacidade de ambos os departamentos.
Eles devem definir prazos razoáveis para ambos, de forma que um dos departamentos não demore mais do que o necessário para enviar informações para o outro. Aqui, novamente, entra a importância da comunicação. Um deve estar plenamente ciente das necessidades e das capacidades do outro e saberem negociar prazos, caso seja necessário estender ou encurtar algo.
4. Estabeleçam reuniões constantes
Apesar de ter uma comunicação diária, é sempre importante que os gestores de ambos os departamentos tenham encontros formais, não só entre eles, mas também com os responsáveis pela empresa. Isso para informar sobre as últimas tarefas, os objetivos cumpridos e afinar ou repensar metas.
Este é o momento para acertar a maior parte das questões burocráticas entre departamentos e gestores gerais para afinar os ponteiros. Para isso, é preciso que essas reuniões não sejam esporádicas: por exemplo, uma vez por mês já é um bom prazo!
5. Coloquem toda a equipe dos dois setores envolvida
Não basta apenas que os gestores desses dois departamentos estejam sempre em contato. A equipe inteira precisa ter pleno conhecimento de como suas tarefas irão estar envolvidas com o objetivo compartilhado entre os dois setores.
Devem ser incentivados a estarem em contato com os funcionários do outro departamento sempre! Se for preciso, façam até uma confraternização informal para que todos se conheçam minimamente, a fim de criarem uma boa relação. Você verá como essas duas áreas integradas podem ser cruciais para garantir o sucesso da sua empresa.
Tem interesse em saber como marketing e TI podem andar juntos a fim de promover o crescimento do seu negócio? Entre em contato com a foxfly, conheça nossos serviços e tire as suas dúvidas!