Uma das tendências mais fortes que unem tecnologia e marketing são os chatbots. Trata-se de um caminho altamente eficiente para melhorar a qualidade do seu atendimento e proporcionar uma experiência melhor aos seus clientes.
Coloque robôs para atender a seu público e melhore a satisfação em níveis extremos. Essa é a premissa dessa tecnologia, que está sendo adotada por empresas de segmentos bem variados em todo o mundo e oferecendo possibilidades cada vez mais distintas.
Para permanecer relevante em seu meio de atuação, você precisa ser capaz de detectar movimentos de inovação que possam trazer benefícios à sua empresa e ajudá-la a ultrapassar os concorrentes. Os chatbots são um exemplo perfeito disso.
O que são os chatbots?
Chatbots são robôs capazes de interagir com o seu público em um sistema de chat. São altamente configuráveis, então conseguem oferecer exatamente o tipo de atendimento que a sua empresa precisa, entregando as informações corretas ao seu cliente e reagindo a partir das interações com ele.
O grande diferencial dos chatbots é que não dependem de um único aplicativo especial para funcionarem. Eles são universais, podendo ser executados a partir do seu site ou de apps já populares junto ao público como o Facebook Messenger e Telegram.
Para que servem os chatbots?
Quando um cliente tem algum problema com um produto, acaba se vendo obrigado a entrar em contato com uma central de atendimento. Na maioria das vezes, sai frustrado porque não conseguiu resolver sua situação ou o processo demorou mais do que deveria. Com chatbots, esse cenário é outro.
Ao implementar esse sistema na sua empresa, você pode deixar esses robôs a cargo de oferecer um atendimento diferenciado ao seu público para que somente acione pessoas de carne e osso quando realmente for necessário.
O grande benefício desse recurso é a velocidade: as respostas são instantâneas, o que dificilmente acontece com atendentes humanos.
Como utilizar chatbots na sua empresa?
Assim como deve ocorrer no caso da implementação de qualquer tipo de recurso, você deve avaliar a real necessidade da sua marca: como é a demanda de atendimento? Está sendo difícil lidar com tudo e proporcionar um serviço de qualidade ao seu cliente nesse setor?
O seu público utiliza os chatbots da mesma forma que faria com uma conversa com uma pessoa normal: iniciando o chat no Facebook Messenger, Telegram ou no seu site. Através de uma conversa comum o sistema consegue interagir naturalmente com o público. Paralelamente, ele é conduzido até a informação que deseja ao responder as perguntas do chatbot.
Para implementá-los na sua empresa você precisa contar com o sistema certo. Com a crescente popularização desse recurso, a cada dia surgem novas possibilidades e APIs vantajosas para explorar possibilidades inéditas desse formato. Um exemplo de ferramenta desse tipo é o Chatfuel, que tem ligação direta com o Facebook Messenger.
Um sistema de chatbots pode fazer verdadeiros milagres por uma estratégia de marketing. Se você está percebendo que o atendimento da sua empresa precisa de um impulso, esse recurso é perfeito para proporcionar muito mais qualidade ao seu público, otimizar tempo e agregar mais valor à experiência.
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