Que você já ouviu falar em cloud computing não temos a menor dúvida. O que talvez não saiba é que a Cisco divulgou um novo relatório onde prevê que, nos próximos 4 anos, o armazenamento de dados em nuvens quadruplicará e chegará à marca de 8,6 zettabyte. Número que equivale a 144 trilhões de horas de streaming de música! Para a companhia estadunidense, o aumento do tráfego de dados acontecerá pela popularização de aparelhos, como tablets e smartphones, mas também pela adesão da tecnologia pelas empresas de grande, médio e até pequeno porte.

No Brasil, a consultoria Frost & Sullivan entrevistou 313 corporação para traçar o panorama da cloud computing. Ela descobriu que, por aqui, 41% dos negócios utilizam a tecnologia, 42% pretendem investir mais na nuvem até o final de 2015 e 25% delas vão aderir ao modelo de armazenamento pela primeira vez. A pesquisa apontou ainda que a maioria das corporações utilizam a nuvem privada, mas a previsão é que o modelo híbrido tenha maior adesão nos próximos anos.

Os dados das pesquisas não foram suficientes para despertar o seu interesse pela cloud computing? Continue a leitura deste artigo e conheça os benefícios que o armazenamento em nuvem pode trazer para o seu negócio!

Redução de custos

Uma das principais vantagens de se usar a cloud computing é a economia com hardwares ou com corpo técnico para instalar e atualizar softwares, cuidar de atualizações de sistema ou da licença de programas. A tecnologia de tráfego de dados em nuvens faz com que a sua empresa não necessite de um “servidor potente”. Pois por meio dela, você pode fazer um plano de hardware de acordo com a sua necessidade e pagar somente pelo serviço que for utilizar.

Perda de arquivos

Fazer back up dos arquivos da empresa na nuvem aumenta a segurança dos documentos, já que ninguém está protegido de problemas como incêndio ou enxurrada. Além disso, ainda existe maior proteção contra vírus ou ataque de hackers ao sistema.

A cloud computing é segura

Há quem não invista no compartilhamento de informações por meio da nuvem por medo de vazamento de informações. Mas a tecnologia é mais segura que os sistemas tradicionais e a grande prova disso é que empresas como a Google, a IBM, a Yahoo, a Microsoft e a Amazon utilizam esse tipo de serviço.

Acesso remoto

Você e sua equipe podem acessar os dados armazenados na nuvem da empresa, de casa, do shopping, do Japão, enfim, de qualquer lugar, em qualquer hora e sem perder ao dados que foram salvos durante o trabalho. Além disso, também é possível compartilhar arquivos com clientes ou fornecedores, otimizando o fluxo de trabalho.

Escalabilidade

Escalabilidade é a capacidade da empresa ou de um sistema de atender ao aumento da demanda de trabalho sem perder qualidade ou agregar custos. Portanto, esse é o principal benefício da cloud computing para as PMEs, já que toda pequena companhia almeja crescimento. A tecnologia em nuvem permite que o gestor compre recursos necessários para a corporação e, à medida que aumenta a demanda, novas adaptações e infraestrutura são implantadas no futuro.

Entendeu os benefícios que a cloud computing pode trazer para as PMEs? Quer receber mais artigos como este? Assine a nossa newsletter e fique ligado em nosso blog!