Atualmente, terceirizar ou não terceirizar a TI da empresa é uma questão que aflige muitos empresários. Erradamente, muitas companhias encaram o departamento de TI pela ótica do custo, da compra de equipamentos, dos suprimentos, da manutenção de sistemas para operação e para funcionamento de um negócio no mundo moderno.

Mas é vital pensar na TI também pelo âmbito estratégico, capaz de otimizar processos, reduzir custos e auxiliar no crescimento da instituição em diversos aspectos. Apesar da importância que os serviços de tecnologia da informação têm para a segurança e para o funcionamento das companhias, montar e manter uma equipe de TI própria e especializada não é uma tarefa das mais fáceis. Assim, a terceirização aparece como a solução mais viável e atrativa, sobretudo para empresas de pequeno e médio porte.

Deseja conhecer as melhores práticas para terceirizar a TI da sua empresa? Leia o nosso artigo e escape dos erros e dos riscos comuns deste processo!

1- Procure o que você desejaria num departamento próprio

Se ter um departamento de TI não é a solução mais viável e adequada ao seu negócio, busque os funcionários “da casa” que você deseja. Terceirizar a TI é ter uma visão de negócio e uma postura de trabalho adequada ao que a sua empresa necessita.

No mercado, terceirizar a TI é obter serviços de tecnologia distintos, com estilos funcionamentos específicos dentro das companhias. Além de especialidades diversas que se adequem ao que a contratante precisa.

2– Estabeleça objetivos claros

Os objetivos esperados quando se terceiriza a TI devem estar alinhados ao planejamento e aos objetivos globais da empresa. Visualizar que processos se deseja otimizar e as implicações que a terceirização desses serviços devem ter na sua empresa, ajuda o processo a ser menos traumático e a obter melhores resultados. Além disso, estabelecer objetivos é o melhor ponto de partida para definir que serviços devem ser terceirizados.

3– Delegue serviços, não responsabilidades

Um erro comum é pensar que outra empresa ficará responsável por tudo quando você terceirizar a TI da sua companhia, mas esse pensamento é equivocado! Ao terceirizar, é preciso manter a responsabilidade e a liderança, gerindo o relacionamento com o contratado de perto. Assim não haverá conflitos entre o que o terceirizado acredita que a sua corporação precisa e os objetivos globais da sua instituição. Veja 7 características fundamentais para o líder de TI manter a liderança do seu departamento.

4– Estruture antes de terceirizar

Por maior que seja o know how oferecido por uma instituição terceirizada de TI, nenhum terceiro saberá melhor o que a sua empresa precisa do que você mesmo. Antes de correr e de despejar os seus problemas no terceirizado, pesquise e implemente os sistemas base necessários. Só então, terceirize os serviços para que o provedor possa gerir, manter e complementar, se necessário!

5- Tenha um representante

Como o velho ditado diz “o olho do dono é que engorda o corpo”. Por isso, manter presença no provedor contratado é uma ideia inteligente e que justifica seus custos.

Um representante cuidará para que a sua empresa receba o que está contratando e irá vistoriar as tarefas prestadas. Além disso, ele verificará erros e possibilidades de melhoras nos serviços, sendo o “elo” para alinhar as ações entre a empresa e o provedor.

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