A falta de procedimentos de rotina capazes de garantir a eficácia de seu departamento de TI é um dos principais causadores de problemas na empresas. Fazer uma gestão de TI diferenciada exige padrões e a definição de melhores práticas, em que é possível orientar seus profissionais durante a execução de projetos.

Alguns erros, porém, aparecem com mais frequência que outros, e podem ser fatais para o futuro do seu negócio. Conheça os mais comuns e saiba como evitá-los para obter o máximo de desempenho!

Não conhecer o SOA

Você sabe o que é arquitetura orientada a serviços? Em inglês, Service-Oriented Architecture ou SOA é, segundo a Gartner: “a abordagem dada a arquitetura corporativa de forma que esta possibilite definir serviços de negócio interoperáveis”. Na prática, trata-se de uma maturidade processual que vai otimizar toda a operabilidade da sua TI. Quando o SOA é bem feito, sua empresa produz mais e melhor.

Deixar de definir políticas de acesso

Segurança é palavra de ordem quando falamos em TI e nunca é demais reforçar a seriedade do assunto. Uma gestão de TI que não se baseia em método pode acabar cometendo o erro mais comum quando o assunto é preservar os dados de seus clientes, oferecendo a colaboradores privilégios demais. Existem em sua empresa processos operacionais essenciais para o funcionamento do negócio e que devem exigir credenciais mais altas para acesso.

Conceder a qualquer um de seus técnicos senhas e informações de login para partes críticas do acesso a servidores e arquivos coloca sua empresa em situação de risco e é um comportamento que precisa ser cortado imediatamente. Para solucioná-lo, estabeleça políticas de acesso e garanta seu cumprimento criando normas auditáveis.

Faltar hierarquia em sua gestão de TI

Por mais que empresas se modernizem em estrutura e gestão, existem hierarquias que fazem bem à sua TI e serão fundamentais para a definição não só das políticas de acesso que citamos anteriormente. Hierarquia funciona na hora de definir esforços e recursos dedicados à solução dos problemas que surgem no cotidiano. Definir processos e áreas do negócio que devam ser priorizados no caso de excesso de demandas vai ajudar a gestão de TI a manter o bom funcionamento de sua tecnologia.

Deixar de investir em tecnologia

A tecnologia evolui de forma constante e deixar de investir em sua infraestrutura de TI pode custar caro no futuro. Muitas empresas acabam errando por acreditarem que  TI é um investimento único, ou seja, deve ser feito apenas no lançamento do negócio. Destinar recursos constantes à manutenção e atualização do seu parque tecnológico é um dos princípios da boa gestão.

Errar no prazo

Prazos são fundamentais para orientar sua equipe na tomada de decisões. Lidar com o mesmo projeto em prazos completamente diferentes gera resultados também distintos, já que a execução dele deve obedecer a demanda. Estimar mal os prazos e recursos pode ser fatal para sua gestão de TI, pois seus profissionais vão lidar com a informação errada. Transparência quanto ao andamento de projetos vai ajudar seu time a funcionar melhor.

Para isso, busque maneiras de manter sua equipe bem informada com softwares de gestão que ajudam a estimar o tempo de tarefas de rotina e permitem que cada profissional registre e estime as horas trabalhadas. Ferramentas como o Runrun.it permitem que projetos sejam divididos em etapas e distribuídos entre seu pessoal, contabilizando horas e tarefas. Gestores podem precisar melhorar prazos a partir de seu uso.

Para qualificar a gestão de TI em seu negócio a melhor alternativa é investir em treinamento. Equipe bem preparada está pronta para lidar com os desafios que surgem pelo caminho e tem arsenal na tomada de decisões criativas que vai tornar sua TI um diferencial e tanto. Confira algumas de nossas dicas para treinar sua equipe de TI!